sexta-feira, 2 de maio de 2014

Mais do que um trabalho, uma PAIXÃO !



Olá a todos ! 
Como disse no meu primeiro post, sou Bombeiro nos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS PINHELENSES.
Hoje, feriado, 1º de Maio, dia magnifico! Um dia de Sol impressionante acompanhado com um calor acolhedor como se fosse uma dia de Junho.
Sinceramente não tenho jeitinho nenhum para a escrita, tentei, mas hoje não me estão a sair as palavras certas para descrever o dia de voluntário de hoje... Pois bem vou por contar como foi o meu voluntário.
Cheguei ao CB por volta da 01:30h da manhã, um abuso de entrada num Quartel de Bombeiros sem dúvida, já que a entrada dos serviços são às 21h. Mas claro, tenho uma boa explicação para a esse atraso excessivo comunicado antecipadamente ao chefe de serviço. Neste 1º de Maio o meu primo Tiago, mais conhecido por ZIZA faz anos, e por isso, como bom primo/amigo às 00:00h do mesmo dia tem de se lhe cantar os parabéns como manda a tradição. E assim foi !
Como os meu tios tinham ido de "Lua de Mel" (comemorando os seus 25 anos de casados) a casa dele estava vazia e ora bem, festa ! 
Batendo as 12 badaladas os "Dj's" de serviço fizeram o favor de reproduzir a musica do Batatoon - "Hoje é o teu dia". Mas vá, ja chega de contar isto... Já parece mais um diário! 



Hoje o único trabalho que tive enquanto as breves horas de serviço (que foram perto de 20h de serviço) foi um transporte para o hospital da Guarda por volta das 12h, nada demais, uma senhora na casa dos 50 anos que já não me recorda o nome, fazia soro,apresentava poucas queixas que até aproveitou a pequena viagem para ter um leve sonito. Chegada ao hospital, na triagem, encontro o meu professor e amigo que é lá enfermeiro. Lá fez à senhora as perguntas básicas e lhe pôs a pulseira amarela e deu entrada na urgência. 
Tive uma breve conversa com o professor/enfermeiro e de seguida eu e a minha colega tivemos de fazer um retorno de uma senhora, que eu um dia já a tinha ido socorrer por volta das 03:330 h da manha, que apresentava dificuldade respiratória fazendo oxigénio em casa a 1,5 litros, à nossa chegada aumentamos-lhe o débito de O2 avaliando de seguida os valores da TA, SPO2, glicémia, entre outros, já nao me recordo dos valores, mas lembro-me que estava em hipertensão devido ao esforço que que estava a fazer para tentar respirar, mas... até com O2 ela tinha dificuldade em ventilar? É normal, com canula nasal e um extensor da mesma que tinha mais de 2 metros de comprimento até há bomba de O2, normal... Mas vá continuando...
Levamos a senhora que logo há entrada da ambulância citou que enjoava ao anda de carro, prevendo a situação de um possível vómito dei-lhe um saco de vómito. Viajem quase tranquila, a senhora a cada 500m apresentava movimentos de vómito mas nunca o fez, chegando a Pinhel eu pensava que a senhora aguentaria até Vascoveiro sem refluxo gástrico, mas f***-s* vomitou a 500m da casa dela, não aguentarias mais 500m?? 500m?? o que valeu foi que não sujou a ambulância, porque se não quem tinha de limpar era o preto... sempre o mesmo! Passado isso, regressamos ao CB onde não ouve mais trabalho, e ainda bem! É bom sinal!
Mas mesmo com estas peripécias continuo a AMAR ser BOMBEIRO! Continuo a AMAR ajudar os outros, a fazê-los felizes e a maior felicidade é quando chegamos ao destino o doente sai da ambulância e nos diz "Obrigado", não é um obrigado normal, é um obrigado com os olhos brilhantes e uma ternura magnífica que nem toda a gente consegue receber na vida, por isso, SER BOMBEIRO É MAIS DO QUE UM TRABALHO! É UMA PAIXÃO!


Post acabado de escrever a 2 de Maio - 18:49h
 não me aptece rever o post, por isso, cá vai !

Sem comentários:

Enviar um comentário